MINHA HISTÓRIA
Elika Takimoto tem 50 anos e atua na política há 6 anos, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores. É formada em Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também fez mestrado em História, e tem doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou por 30 anos como professora, sendo docente licenciada em Física no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Suburbana do bairro de Madureira, onde morou por 45 anos, Elika tem 9 livros publicados e também é mãe de três artistas.
Em 2018, candidatou-se pela primeira vez à deputada estadual, e foi eleita primeira deputada suplente com 28.457 votos. Em 2020, se elegeu vereadora suplente no Rio de Janeiro com 11.857 votos. E, em 2022, foi a deputada estadual mais votada pelo PT, com 95.263 votos, sendo a mulher mais votada no Rio de Janeiro na história do partido e a primeira deputada amarela na ALERJ.
Atualmente, é líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa e ocupa a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ. Além disso, é membro titular da Comissão do “Cumpra-se” (Comissão Especial pelo Cumprimento das Leis)] e membro suplente das comissões de Educação, Pessoa com Deficiência e Servidores Públicos.
Em seu mandato, tem como prioridade a defesa dos direitos das mulheres, da educação e da ciência, a valorização da cultura do subúrbio, e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.