Por Quintino Gomes Freire -8 de março de 2023
Projeto pretende incluir no calendário oficial do Rio o ‘Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero’
A Deputada Estadual Elika Takimoto protocolou um Projeto de Lei para incluir o dia 14 de março no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro como Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero.
A PL leva em consideração o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e seu motorista Anderson Gomes. O caso foi um ataque brutal ao livre exercício parlamentar e à participação das mulheres na política, em especial mulheres negras, com o objetivo de amedrontá-las e intimidá-las a disputarem o poder.
“Marielle Franco e seu legado são gigantes e inspira cotidianamente milhares de mulheres a se levantarem contra as opressões e seguirem na luta política em diversos espaços de poder”, afirma Takimoto.
Este PL marca o dia 14 de março como uma data mobilizadora, de conscientização e de campanhas publicitárias em parcerias com entes públicos ou com a iniciativa privada. O projeto vai no mesmo sentido da criação do “Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política”, anunciado pelo governo federal.
Deputada Elika Takimoto protocola PL para enfrentar violência política contra mulheres